Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Agroindústria de Alimentos. |
Data corrente: |
13/12/2011 |
Data da última atualização: |
13/12/2011 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Periódico Indexado |
Circulação/Nível: |
B - 3 |
Autoria: |
VERRUMA-BERNARDI, M. R.; SILVA, T. G. E. R. da; BORGES, M. T. M. R.; LOPES, C. H.; DELIZA, R. |
Afiliação: |
MARTA REGINA VERRUMA-BERNARDI, UFSCAR; THAIS GALHARDO EGREJA RIBEIRO DA SILVA, UFSCAR; MARIA TERESA MENDES RIBEIRO BORGES, UFSCAR; CLAUDIO HARTKOPF LOPES, UFSCAR; ROSIRES DELIZA, CTAA. |
Título: |
Avaliação sensorial de açúcar mascavo. |
Ano de publicação: |
2011 |
Fonte/Imprenta: |
Brazilian Journal of Food Technology, Campinas, v. 14, p. 29-38, jun. 2011. Edição especial. |
DOI: |
10.4260/BJFT201114E000104 |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
O objetivo deste trabalho foi avaliar as características sensoriais e a preferência de 29 marcas de açúcar mascavo disponíveis no mercado. Para tal foi utilizada a Análise Descritiva Quantitativa (ADQ) com 12 provadores treinados e, para o teste de preferência, 30 consumidores do produto avaliaram as amostras em escala hedônica de sete pontos. Os dados obtidos foram analisados através da análise de variância e teste de Tukey, para checar diferenças entre as médias (p ≤ 0,05), bem como por análise dos Componentes Principais (ACP) e de Cluster. Os atributos avaliados quanto à aparência foram: cor marrom, umidade, homogeneidade; aroma: doce, característico, rapadura; sabor: característico, gosto doce, gosto amargo, rapadura e textura: arenosidade. Os resultados mostraram que os açúcares diferiram em todos os atributos sensoriais (p ≤ 0,05), demonstrando a heterogeneidade das amostras, principalmente em relação à aparência e textura. Três grupos de açúcares com características sensoriais semelhantes foram identificados e o grupo 3 composto pelas amostras 7, 9, 10, 17, 22, 24 e 28 alcançou médias superiores para a preferência, cujos produtos apresentaram cor intermediária, gosto mais adocicado e menos amarga. Conclui-se também que na avaliação da preferência a maior variação ocorreu para a aparência (médias 3,1 a 5,3) e textura (3,2 a 6,3), sugerindo que estes parâmetros dirigiram a preferência do consumidor. |
Palavras-Chave: |
Atributos sensoriais; Preferência. |
Thesagro: |
Açúcar Mascavo; Consumidor. |
Categoria do assunto: |
X Pesquisa, Tecnologia e Engenharia |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/50107/1/2011-066.pdf
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Marc: |
LEADER 02154naa a2200229 a 4500 001 1909516 005 2011-12-13 008 2011 bl uuuu u00u1 u #d 024 7 $a10.4260/BJFT201114E000104$2DOI 100 1 $aVERRUMA-BERNARDI, M. R. 245 $aAvaliação sensorial de açúcar mascavo. 260 $c2011 520 $aO objetivo deste trabalho foi avaliar as características sensoriais e a preferência de 29 marcas de açúcar mascavo disponíveis no mercado. Para tal foi utilizada a Análise Descritiva Quantitativa (ADQ) com 12 provadores treinados e, para o teste de preferência, 30 consumidores do produto avaliaram as amostras em escala hedônica de sete pontos. Os dados obtidos foram analisados através da análise de variância e teste de Tukey, para checar diferenças entre as médias (p ≤ 0,05), bem como por análise dos Componentes Principais (ACP) e de Cluster. Os atributos avaliados quanto à aparência foram: cor marrom, umidade, homogeneidade; aroma: doce, característico, rapadura; sabor: característico, gosto doce, gosto amargo, rapadura e textura: arenosidade. Os resultados mostraram que os açúcares diferiram em todos os atributos sensoriais (p ≤ 0,05), demonstrando a heterogeneidade das amostras, principalmente em relação à aparência e textura. Três grupos de açúcares com características sensoriais semelhantes foram identificados e o grupo 3 composto pelas amostras 7, 9, 10, 17, 22, 24 e 28 alcançou médias superiores para a preferência, cujos produtos apresentaram cor intermediária, gosto mais adocicado e menos amarga. Conclui-se também que na avaliação da preferência a maior variação ocorreu para a aparência (médias 3,1 a 5,3) e textura (3,2 a 6,3), sugerindo que estes parâmetros dirigiram a preferência do consumidor. 650 $aAçúcar Mascavo 650 $aConsumidor 653 $aAtributos sensoriais 653 $aPreferência 700 1 $aSILVA, T. G. E. R. da 700 1 $aBORGES, M. T. M. R. 700 1 $aLOPES, C. H. 700 1 $aDELIZA, R. 773 $tBrazilian Journal of Food Technology, Campinas$gv. 14, p. 29-38, jun. 2011. Edição especial.
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Registro original: |
Embrapa Agroindústria de Alimentos (CTAA) |
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